terça-feira, 5 de julho de 2011

POLÊMICO EXAME DA OAB 2011

O exame da Ordem dos Advogados do Brasil, divulgou o resultado do último exame, novamente foram alcançados os 88% de reprovados, é isso mesmo meus caros leitores, de cada 10 inscritos no exame da OAB, quase 9 candidatos são reprovados, ou seja, não estão habilitados para exercer advocacia.




Há muitos candidatos extremamente capacitados, alguns bacharéis experientes com o cotidiano da vida forense, eles sabem, mas que muitos advogados, mas apenas uma prova que impede do exercício da profissão.



Agora se isso é justo ou não? Não temos condições de avaliar, mas sabemos que é um problema complexo, pois há vários pontos a ser debatidos com a sociedade. Qual é a qualidade de ensino das Faculdades que são autorizadas pelo MEC?



As universidades não têm o número mínimo de professores com Mestrado e Doutorado, há universidade que tem no quadro de professores advogados sem especialização alguma.



Mas não podemos ser hipócritas, também vários alunos não se dedicam na Faculdade durante os 5 anos de curso, mesmo assim são aprovados pelas Universidades, lógico se reprovar ele tranca o curso e menos um no fluxo de caixa, então é melhor aprová-lo, depois ele se vira. Esse candidato praticamente se enterra em vários cursinhos para recuperar os 5 anos de bar que ele ficou.



Mas também temos que comentar a conduta das provas aplicada pela FGV, o nível de exigência é realmente fora do comum, acreditamos que se colocarmos Desembargadores do TJ, poucos seriam aprovados.



Há vários projetos de leis tramitando no Congresso Nacional para acabar com o Exame da OAB, mas isso é coisa que não vai sair do papel, pois já passaram dezenas que não foram para frente. No judiciário a coisa não mudou.



O STF Supremo Tribunal Federal, já decidiu que a OAB é competente para regulamentar o exame da Ordem, julgando constitucional a lei 8906/94, assim no judiciário o assunto já está praticamente encerrado.



Você não fique espantado com essa notícia, pois nossa equipe já publicou outro artigo apontando esse mesmo índice de reprovação 88% http://www.osabetudo.com/oab-2010-2-88-reprovados/ isso em dezembro de 2010.



Mas agora é a sua vez, isso mesmo aponte o seu posicionamento sobre o EXAME DA OAB? Você concorda ou discorda e por quê?



FONTE http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5222434-EI8266,00-OAB+reprovacao+de+mostra+pessima+qualidade+do+ensino.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário